Utentes dos transportes <br>exigem justiça
O Grupo de Utentes de Transportes Públicos de Passageiros do Porto exige que o Governo alargue a todo o País os descontos praticados nos transportes públicos da cidade de Lisboa.
Para os utentes do Porto, o desconto de 60 por cento para maiores de 65 anos e a gratuitidade para crianças até aos 12 anos de idade (na Carris, Metro de Lisboa e CP) é «uma boa medida».
No entanto, «apenas os transportes da capital» foram «bafejados com tanta generosidade». «Os aumentos brutais nos preços dos transportes – entre 2011 e 2012 – fizeram com que milhares de reformados deixassem de comprar o título mensal. Mais recentemente houve novos aumentos. Por isso, é de maior justiça que o Governo tome medidas no sentido de voltar a restituir a mobilidade que os reformados merecem e precisam», salientam os utentes, em nota divulgada no dia 3, onde se refere: «Os utentes dos transportes públicos de passageiros devem ser tratados da mesma forma em todo o território. Todos têm a mesmo direito, tal como diz a Constituição da República (art.º 65 – ponto 2 – alínea a).